Aos poucos vou contar sobre minha historia com que trabalho e postando assuntos relacionados que interessam a mim e a acho que todos tambem irão se interessar.
Hoje o assunto aqui abordado será mainframe e principalmente Cobol.
O Cobol "roda" na baixa e na alta plataforma. Linguagem fácil de aprender e auto documentável, sobrevive desde a decada de 50 quando foi criado.
Quando comecei na informática o negócio era delphi, depois Java, agora SAP e depois o que será? Linguagens novas surgem, mas talvez devido ao legado ou então sua robustez para grandes volumes de dados o cobol continua na sua hegemonia nas maiores empresas do mundo.
Aqui vai uma dica para quem está no mercado, e quem quer começar no mercado de TI.
Para aqueles que tem alguma duvida se vale a pena investir seu tempo em mainframes, seguem algumas curiosidades sobre o MainFrame:
-Segundo a MetaGroup Inc., 55% dos profissionais da área de mainframe estão com mais de 50 anos de idade e as empresas não possuem plano de reciclagem. (fonte:Computerworld)
- O Cobol representa mais de 70% de todas as linhas de código de programas existentes no mundo. Portanto mais que todas as outras linguagens juntas. (fonte: itweb)
- 5 bilhões de linhas de código de Cobol são adicionadas todos os anos aos Data Centers do mundo inteiro. (fonte: itweb)
- As empresas que possuem mainframes são empresas grandes que possibilitam melhores salários e estabilidade. (constatação)
- Raras ou (nenhuma) Universidade possui em sua grade cursos e/ou matérias relacionadas à plataforma mainframe e/ou sistema Operacional OS/390.
- Não existe no Brasil nenhuma publicação regular voltada ao profissionais da área de mainframe.
- É raríssimo encontrar, mesmo em livrarias especializadas, livros que tratem de matérias relacionadas à plataforma mainframe, tais como CICS, VSAM, Cobol, RACF, JCL etc-Mais de 83% das transações mundiais são feitas em Cobol. Mais de 60% das informações residentes na Web estão em Mainframe.
- Mais de 95% das aplicações financeiras e seguridade são processadas com Cobol.-75% das transações em mainframe são feitas usando Cobol. (As 4 últimas informações são do site www.cobolreport.com )
Abaixo segue alguns sites de emprego sem ser o famoso www.apinfo.com.br :
Brasil:
- www.ceviu.com.br
- www.vagas.com.br
Exterior:
- www.dice.com
- www.monster.com
Espero que tenham gostado de meu primeiro post, com colaboraçao do Silvio Eduardo.
Obrigado....
Empregos onde achar
Postado por
Charada
|
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Posts Relacionados
This entry was posted on
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
at
às
16:16
and is filed under
Marcadores:
bancos,
cics,
cobol,
data centers,
emprego,
financeiras,
jcl,
mainframe,
montadoras,
racf,
vsam,
web
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0


Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
valeu pelas dicas... me interesso nessa área!!
Postar um comentário